16 março, 2016

[Curiosidades + Quotes] Pérolas da minha surdez

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não adquirir seu exemplar do livro, vem conferir uns quotes e umas curiosidades sobre a obra!






O livro "Pérolas..." foi idealizado um ano depois que a autora ficou surda, mas apenas começou a ser efetivamente escrito no final de 2013/início de 2014. Nuccia diz que levou tanto tempo (ela ficou surda em 2007) porque só depois de alguns anos sentiu-se relativamente estável, tanto física quanto psicologicamente, para discutir sobre o assunto.
Ao mesmo tempo, tentava seguir com sua carreira profissional na ciência, defendendo o doutorado em bioquímica. Aí sua casa entrou em reformas, ela perdeu o pai e o livro era a última coisa em que pensava.
Com muito incentivo, apoio familiar e prazo apertado no curso de publicação e contrato, começou as pesquisas mais difíceis e finalmente o livro saiu dos neurônios para o notebook.



Em 2014, quando o livro ainda estava no 3º capítulo, fui convidada pelas profs. Roberta Scchiafino e Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, UFRJ, para apresentar duas palestras sobre minha surdez e meu livro. Elas foram parte de um curso de graduação em enfermagem.
Em 2015, o Projeto Surdos/UFRJ, onde trabalho, foi convidado pela TV INES e pelo CANAL FUTURA a fazer entrevistas: sobre apoio científico a surdos e sobre mulheres surdas, respectivamente. Em ambos os casos, os canais ficaram interessados no livro e me chamaram para entrevistas pessoais também. Essas entrevistas, bem curtinhas, não tem data prevista para ir ao ar ainda. Mas fé, pessoas! XD




Quando estava fechando o quinto capítulo, um amigo autor e poeta me indicou à editora dele. Dias depois, esta mesma editora me enviou o contrato para apreciação. Enquanto eu avaliava as condições do contrato com esta editora, outras duas entraram em contato comigo: uma leu parte do livro no Wattpad e outra (a atual) é do meu professor do curso de escrita criativa e publicação.
Durante o curso sobre publicação literária, devíamos enviar para o professor uma prévia do livro que queríamos lançar. Ele ficou interessado e acabou escolhendo o livro para ser lançado pela editora dele. Após analisar os três contratos, a wwlivros foi a escolhida.




Inicialmente, a capa que eu usava no Wattpad era muito literal: um cordão de pérolas saindo de um ouvido. Descartamos essa e pensamos em outras imagens: balões de diálogos sem nada escrito, foto da autora, um píer numa praia deserta, etc... Nada agradava!
Então, quase desistindo de encontrar alguma imagem representativa bacana, deixei-me ficar longe da internet por dois dias. E quando retornei, iniciei pesquisando imagens nos bancos de imagens gratuitas que tinham como palavras-chave silêncio, solidão e mar. Foi quando encontrei
aquela foto do caramujo-da-praia. Uma concha solitária que transmite, ao mesmo tempo, isolamento, tranquilidade e o som escondido no interior. E a cereja desse bolo gostoso é a cor da concha: perolada!




Para encerrar, minha observação: eu amei as quotes e me deixaram mesmo com vontade de ler logo o livro e a escolha da capa foi genial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Devaneios Estrellares - 2014. Todos os direitos reservados.
Criado por: Design Divino.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo